Webinar discute com CNE volta às aulas presenciais com segurança

O presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Curi, é o convidado do  webinar Horizontes da Educação, a ser realizado hoje (9) , às 17h, no canal do evento no YouTube. Organizado em parceria entre as várias entidades representativas do setor de educação, o webinar discutirá  resolução CNE que trata do retorno às atividades escolares e acadêmicas .

Também serão debatedores, o conselheiro Eduardo Deschamps,  o vice-reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Vidal Martins e o professor da UFMG Flávio Guimarães, que é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Virologia (SBV). A mediação está a cargo do presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), Waldemiro Gremski.

O documento  traz recomendações referentes aos protocolos sanitários, especialmente aqueles elaborados pelo Ministério da Saúde, e orientações pedagógicas para o período pós-pandemia. De acordo com o reitor do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) Paulo Muniz, pretende-se que o retorno às atividades “ocorra de forma segura, gradativa, planejada, regionalizada, monitorada e dinâmica, com o intuito de preservar a saúde e a vida das pessoas”. Muniz, que no dia 24 de junho representou a ABRUC na reunião do CNE que tratou do assunto, acrescenta que a resolução destacará a coordenação e cooperação de ações entre os níveis de governo, de modo a que se possa estabelecer um calendário de retorno, a coordenação territorial das ações, as ações de comunicação e de acolhimento dos estudantes. “Abordará, ainda, como se dará o monitoramento, a avaliação e as estratégias de recuperação da aprendizagem no período da pandemia”, diz.

Com base na resolução do Conselho Nacional de Educação, as entidades organizadoras do webinar pretendem disponibilizar às instituições de ensino associadas, o modelo de protocolo para o retorno seguro das atividades acadêmicas. A utilização de instrumentos pedagógicos que contemplem a conciliação entre o ensino remoto e o presencial também será foco do documento, já que as escolas terão que cumprir a modalidade híbrida até que os riscos da pandemia estejam controlados.

Para contribuir na formatação do documento, o Horizontes da Educação realizou em junho o webinar internacional, onde foi possível conhecer as experiências de enfrentamento do covid-19 em outros países.

As entidades representativas que compõem Horizontes da Educação são: Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB)  – Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP), – Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC)  Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE) -,  – Associação Catarinense das Fundações EducacionaisACAFE, – Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), – Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG)  – Fórum das Faculdades Comunitárias (FORCOM),  Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ABRUC),  Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM).

Posts relacionados

Remodal